
-
Arquitetos: FAR frohn&rojas
- Área: 12765 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:David Hiepler
-
Fabricantes: Alwitra, HUCK, Herzbach, Schüco, Villeroy & Boch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Interseção de dois eixos verdes - O projeto Lion-Feuchtwanger-Strasse marca a interseção de dois eixos verdes que atravessam o grande conjunto habitacional da RDA Kaulsdorf Nord na direção norte-sul e leste-oeste. Dois blocos residenciais de seis andares emolduram um terraço ajardinado elevado, que é projetado como uma área central comunitária com zonas de recreação e encontros para os moradores. Abaixo deste platô, há outro nível iluminado por luz natural, com mais instalações esportivas, estacionamento para bicicletas e carros, estações de carga para veículos elétricos e uma estação de coleta para os residentes. O cliente é o desenvolvedor imobiliário, Euroboden.

Construção em série - Cercado por edifícios pré-fabricados da década de 1980, o projeto continua a história da construção seriada. Ele contrapõe os painéis nos edifícios pré-fabricados ao seu redor com uma estrutura de elementos pré-moldados em concreto, que normalmente são utilizados na construção industrial e comercial. Com base nesse sistema, o projeto abrange uma gama cada vez maior de expectativas sobre como vivemos e trabalhamos. A FAR frohn&rojas já demonstrou o potencial desse método de construção com seu “Wohnregal” em Berlim, Moabit.

Circulação como espaço social - Os dois blocos residenciais formam arcadas abertas em direção ao platô central do jardim, através das quais são acessados os apartamentos nos andares superiores. Elas são, ao mesmo tempo, circulação e um lugar para permanecer. As arcadas prolongadas criam uma área de estar ao ar livre em forma de ondas, em frente a cada apartamento, com vista para o jardim. Uma delicada malha de aço inoxidável serve como guarda-corpo e também é uma ajuda bem-vinda para a vida vegetal.


Variedade residencial - Em direção ao "exterior", voltando-se para o bairro, ambos os blocos apresentam uma imagem mais fechada na forma de varandas com janelas deslizantes do piso ao teto, alternando com painéis de alumínio fechados. Todos os apartamentos se abrem para ambas as extremidades opostas de cada bloco: para o jardim, assim como para o exterior vizinho. Suas plantas livres permitem que os residentes decidam por si só se desejam orientar suas áreas de estar mais íntimas para fora ou em direção ao jardim.


Dentro da estrutura seriada, o projeto acomoda uma ampla variedade de tipologias residenciais. No térreo, voltadas diretamente para o jardim, estão as "casas geminadas" de dois pavimentos, pensadas para famílias. Já nos andares superiores, concentra-se a diversidade de apartamentos, organizados em unidades de um único pavimento.



























